CAPACITAÇÃO DOS CENTROS DE CIÊNCIA VIVA DA REGIÃO ALENTEJO
Reforço à capacidade de atores e redes para a promoção de ações de desenvolvimento territorial
INCENTIVO NÃO REEMBOLSÁVEL ATÉ 85%
Aberto até 12 de agosto
O que é:
O presente aviso diz respeito às seguintes tipologias de ação prevista no Programa Operacional Regional do Alentejo, a saber:
• Fortalecimento de cooperação, capacitação institucional e trabalho em rede, através da construção de mecanismos de articulação a nível regional e subregional;
• Desenvolvimento do potencial humano e das competências internas das instituições regionais mais ajustadas ao bom desempenho das respetivas funções.
O sistema prioriza a criação de capacidades para todos os agentes que operam no domínio da educação, da aprendizagem ao longo da vida, da formação, do emprego e das políticas sociais, incluindo através do estabelecimento de pactos setoriais e territoriais de preparação de reformas a nível nacional, regional e local.
A quem se destina:
Entidades gestoras dos Centros de Ciência Viva, reconhecidos como tal, nos termos do Regulamento da Rede de Centros Ciência Viva em conformidade com o Despacho nº 8890/2002, (2.a série) de 30 de abril, do Ministro da Ciência e Tecnologia, com sede na Região Alentejo.
O que apoia:
São elegíveis as seguintes áreas de intervenção:
- Promover da cultura científica e tecnológica da população em geral e dos jovens em particular, dinamizando uma cidadania ativa;
- Mostrar ao público, sobretudo aos jovens, as relações entre os conhecimentos desenvolvidos no ensino formal e a vida quotidiana, a produção e a aplicação, promovendo a cultura científica e tecnológica;
- Desenvolvimento de ações-piloto e atividades de demonstração de promoção da cultura cientifica.
- Reforço do trabalho em rede entre os Centros de Ciência Viva com enfoque no território e nos recursos da Região;
- Promoção da avaliação do impacto educacional dos Centros de Ciência Viva
Forma de Apoio e Despesas elegíveis
Os apoios a estes projectos correspondem a incentivos não reembolsáveis até 85%.
São elegíveis os seguintes custos diretos de pessoal efetivamente incorridos e pagos pelos beneficiários para a execução das ações que integram a candidatura aprovada e para os quais haja relevância contabilística e evidência fáctica:
a) A remuneração base;
b) Subsídios de férias e de Natal, de forma proporcional ao período de execução da operação;
c) O subsídio de refeição;
d) As contribuições suportadas pela entidade beneficiária para a Segurança Social e para a Caixa Geral de Aposentações.
Área Geográfica de Aplicação:
Estão abrangidas pelo presente sistema de incentivos toda a área geográfica contida na NUTS II do Alentejo.
Como a TA Consulting pode ajudar:
A TA Consulting, como mais de 20 de experiência em Consultoria e Submissão de projetos a Sistemas de Incentivo, após uma análise de viabilidade sem qualquer custo, os nossos serviços conseguem adequar as suas necessidades e ideias, e enquadrá-las da melhor forma ao que é solicitado pelo regulamento do aviso, construindo uma candidatura com enorme potencial de aprovação, possibilitando-lhe a obtenção de recursos valiosos para a realização de programas e projetos estratégicos da sua Instituição.