Inovar para transformar
“Transição para a sustentabilidade das PMEs”
Incentivo até 100% não reembolsável
Aberto de 12 de Outubro de 2021 a 30 de Março de 2022
O que é
À medida que a UE se prepara para se tornar uma economia neutra para o clima, circular e competitiva até 2050, a resiliência exigirá prestar atenção a novas vulnerabilidades, visto que setores inteiros passam por transformações profundas, criando oportunidades para a indústria europeia desenvolver seus próprios mercados, produtos e serviços que impulsionam competitividade. São objetivos do incentivo:
- Apoiar os objetivos do Acordo Verde Europeu e da Estratégia da UE para as PME para uma Europa sustentável e digital;
- Aumentar a resiliência das PME, ao fomentar a inovação tecnológica e social nas PME para apoiar a sua transição para modelos de negócio mais sustentáveis e processos e infraestruturas circulares e mais eficientes em termos de recursos;
- Maior sustentabilidade competitiva das PMEs por meio da adoção de tecnologias avançadas;
- Promover ecossistemas de apoio à inovação mais fortes apoiam a transição ecológica, social e económica das PME, potenciando sinergias entre as redes existentes da UE e as iniciativas de apoio às PME.
A quem se destina
A fim de alcançar os objetivos esperados e / ou os requisitos específicos do aviso, o consórcio deve incluir pelo menos três entidades de pelo menos três Estados-Membros ou países associados.
Salvo disposição em contrário nas condições específicas de convocação, as pessoas jurídicas que formam um consórcio são elegíveis para participar de ações, desde que o consórcio inclua pelo menos uma entidade jurídica independente estabelecida num Estado-Membro; e pelo menos duas outras entidades jurídicas independentes, cada uma estabelecida em um Membro diferente Estados ou países associados.
Para serem elegíveis para financiamento, os candidatos devem estar estabelecidos em um dos países elegíveis, ou seja:
- os Estados-Membros da União Europeia, incluindo as suas regiões ultraperiféricas;
- os Países e Territórios Ultramarinos (PTU) ligados aos Estados-Membros.
São países não pertencentes à UE elegíveis: países associados à Horizon Europe e países de renda baixa e média.
Ações elegíveis
Os projetos devem estabelecer um caminho confiável para contribuir para o aumento da autonomia nas principais cadeias de valor estratégicas para a indústria de resiliência e, mais especificamente, para um ou vários dos seguintes impactos:
- Cadeias de valor de matérias-primas resilientes, sustentáveis e seguras (críticas) para os ecossistemas industriais da UE, em apoio às transformações ecológicas e digitais gêmeas;
- Novos materiais sustentáveis com funcionalidades e aplicações aprimoradas em uma ampla gama de processos industriais e produtos de consumo;
- Liderança na produção de materiais que fornecem soluções para um ambiente limpo e livre de tóxicos / poluentes, indústria de descarbonização e proteção de infraestruturas civis;
- Liderança na economia circular que fortalece a cooperação intersetorial ao longo da cadeia de valor e permite às PMEs transformar suas atividades e modelos de negócios.
- Maior adoção de tecnologias digitais e facilitadoras essenciais em cadeias de valor industriais e setores estratégicos, com atenção especial às PME e empresas em fase de arranque.
Formas de apoio
1. Serviço de consultoria
Apoio dedicado à inovação e capacitação será fornecido às PMEs, para avaliar sua capacidade de transformar seus modelos de negócios e aumentar sua resiliência. Este consistirá numa avaliação das práticas de inovação e sustentabilidade das PME, elaboração de recomendações, nomeadamente tendo em vista a adoção de tecnologias avançadas e / ou inovações sociais.
2. Apoio financeiro na forma de “Financiamento de Terceiros”
Como resultado dos serviços de assessoria e avaliações iniciais, as PMEs receberão apoio financeiro por meio de convocatórias para que as PMEs implementem as recomendações elaboradas. Isso deve apoiar, entre outras atividades, o financiamento de um estudo de viabilidade, prototipagem, teste piloto, demonstração, aquisição de outros serviços de consultoria especializada e serviços de coaching que não podem ser fornecidos diretamente pelos parceiros do projeto, adaptação de processos de negócios, acesso gratuito e suporte para uso instalações de teste, introdução de novas soluções de TI, etc.
As taxas máximas de financiamento da Horizon Europe são as seguintes:
- Ação de pesquisa e inovação: 100%
- Ação de inovação: 70% (exceto para entidades sem fins lucrativos, onde uma taxa de até 100% se aplica)
- Ação de coordenação e apoio: 100%
- Ação de cofinanciamento do programa: entre 30% e 70%
- Inovação e implantação no mercado: 70% (exceto para entidades sem fins lucrativos, onde a taxa de até 100% se aplica)
- Ação de treinamento e mobilidade: 100%
- Ação de aquisição pré-comercial: 100%
- Ações de contratação pública de soluções inovadoras: 50%
O apoio a terceiros apenas pode ser prestado sob a forma de subvenções. O montante máximo a conceder a cada terceiro é de 50 000 EUR.
Dotação Orçamentária
5 milhões de euros
Como a TA Consulting pode ajudar
A TA Consulting, como mais de 20 de experiência em Consultoria e Submissão de projetos a Sistemas de Incentivo, após uma análise de viabilidade sem qualquer custo, os nossos serviços conseguem adequar as suas necessidades e ideias, e enquadrá-las da melhor forma ao que é solicitado pelo regulamento do aviso, construindo uma candidatura com enorme potencial de aprovação, possibilitando-lhe a obtenção de recursos valiosos para a realização de programas e projetos estratégicos da sua Instituição.
OS NOSSOS SERVIÇOS:
Enquadramento da Pré-Candidatura
Instruction or Submission of Application
Acompanhamento na Contratualização
Apoio Técnico à Implementação
Enquadramento
da Pré-Candidatura
Instrução ou Submissão da Candidatura
Acompanhamento na Contratualização
Apoio Técnico à
Implementação