O edifício do antigo tribunal de Santa Cruz das Flores, na Região Autónoma dos Açores, vai acolher uma Incubadora de Empresas, num investimento de meio milhão de euros, cuja obra será financiada em 85 por cento pelo Programa Operacional AÇORES 2020.
“Este é um projeto importante para o concelho”, afirmou José Carlos Mendes, presidente do município, salientando que a obra visa “reabilitar e recuperar um edifício histórico, que faz parte do património da vila de Santa Cruz”, onde funcionou o tribunal durante muitos anos, e depois adaptá-lo a uma incubadora de empresas.
O objetivo é dar “oportunidade aos jovens, especialmente aos jovens qualificados, que se queiram instalar no concelho” e formar a sua própria empresa, dando o município apoio, nos primeiros anos de vida das empresas, para que possam criar “mais riqueza, mais emprego”.
Acreditando que o investimento, com um prazo de execução de 12 meses, possa arrancar em maio próximo, José Carlos Mendes informou que o espaço terá capacidade para alojar sete empresas, esclarecendo que as empresas vão ocupar a incubadora gratuitamente, dispondo de equipamento informático e de telecomunicações, além de apoio técnico e especialmente jurídico, quando necessário.
Esta será a primeira incubadora de empresas da ilha das Flores, do grupo ocidental do arquipélago dos Açores.
Santa Cruz das Flores tinha em 2015 cerca de 2.200 habitantes, de acordo com as estimativas provisórias anuais da população residente do Instituto Nacional de Estatística.