Para a retoma do desenvolvimento sustentável e inclusivo, o Plano de Recuperação e Resiliência nacional (PRR) orienta-se pelas estratégias e políticas nacionais, inserindo-se no quadro de resposta europeia e alinhando-se com a prioridade europeia conferida às transições climática e digital.

Com os eixos Resiliência, Transição Climática e Transição Digital,  o PRR se beneficia da “Visão estratégica para o plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030”

 

Programa de Apoio ao Acesso à Habitação | PRR

O Programa de Apoio ao Acesso à Habitação tem como principal objetivo aumentar a oferta de habitação social, incluindo a resposta a outras necessidades conexas, como a falta de infraestruturas básicas e de equipamento, habitações insalubres e inseguras, relações contratuais precárias ou inexistentes, sobrelotação ou inadequação da habitação às necessidades especiais dos residentes.

Aceleradoras de Comércio Digital | PRR

Apoio no âmbito do Programa PRR que visa promover a criação de 25 Aceleradoras, com impacto em, pelo menos, 30 mil PME no âmbito do comércio digital. As Aceleradoras deverão proceder a uma avaliação de maturidade digital dos operadores económicos, destacando para tal equipas dedicadas a um contacto de proximidade com esses operadores. Desta avaliação resultará num plano de ação para a digitalização do modelo de negócio do operador económico em causa.

Rede Nacional de Test Beds | PRR

Apoio no âmbito do Programa PRR que visa promover a criação de uma rede de infraestruturas colaborativas, com o objetivo de aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis, encurtando o ciclo da sua inovação e partilhar conhecimento/experiência através de casos de estudo, para contribuir para a aprendizagem de processos digitais por parte das PME.

Compromisso Emprego Sustentável

Apoio não reembolsável à contratação e pagamentos à Segurança Social para a celebração de contratos de trabalho sem termo com desempregado inscrito no IEFP.