PORTUGAL 2030: Novo quadro comunitário

Medidas de apoio às empresas
Divulgação do novo quadro comunitário PT2030

Medidas de apoio às empresas

Divulgação do novo quadro comunitário PT2030

Candidaturas abertas até 15 de dezembro 2023

Medidas de apoio às empresas

Estado do Aviso

Encerra a 15 de dezembro de 2023

Financiamento

Incentivo financeiro até 40%

Área Geográfica

Todo o Território Nacional

Beneficiários Elegíveis
PME e Não PME


O que é ?

O Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 defende a aposta no reforço da Economia da Defesa, que assegure um tipo de indústria inovadora, geradora de emprego altamente qualificado e exportadora, em Portugal; como alavanca para a competitividade, internacionalização e desenvolvimento tecnológico do país. 

O Plano deve enquadrar variadas opções e prioridades que tenham como objetivo nortear a recuperação dos efeitos econômicos adversos causados pela atual pandemia. Desta forma, o Plano de Recuperação, apresentado à Comissão Europeia, apresenta estratégias para a utilização dos fundos europeus disponíveis.

Eixos do P2030

As prioridades do Programa Portugal 2030 assentam em 8 eixos, cada um deles com os seus objetivos estratégicos:

OBJETIVOS HORIZONTAIS: COMPETITIVIDADE PARA A CONVERGÊNCIA E EMPREGO

P2030: Eixo 1 – Inovação e conhecimento

Objetivo: Assegurar as condições de competitividade empresarial e o desenvolvimento da base científica e tecnológica nacional para uma estratégia sustentada na inovação.

P2030: Eixo 2 – Qualificação, Formação e Emprego

Objetivo: Assegurar a disponibilidade de recursos humanos com as qualificações necessárias ao processo de desenvolvimento e transformação económica e social nacional, assegurando a sustentabilidade do emprego.

P2030: Eixo 3 – Sustentabilidade demográfica

Objetivo: Travar o envelhecimento populacional e assegurar a sustentabilidade demográfica, assegurando simultaneamente a provisão de bens e serviços adequados a uma população envelhecida.

OBJETIVOS TERRITORIAIS: COMPETITIVIDADE E COESÃO

P2030: Eixo 4 – Energia e Alterações Climáticas

Objetivo: Assegurar as condições para a diminuição da dependência energética e de adaptação dos territórios às alterações climáticas, nomeadamente garantindo a gestão dos riscos associados.

P2030: Eixo 5 – Economia do Mar

Objetivo: Reforçar o potencial económico estratégico da Economia do Mar, assegurando a sustentabilidade ambiental e dos recursos marinhos.

P2030: Eixo 6 – Redes e Mercados Externos

Objetivo: Assegurar a competitividade externa das cidades e regiões urbanas, dos territórios atlânticos e dos territórios do interior.

P2030: Eixo 7 – Competitividade e Coesão dos territórios da baixa densidade

Objetivo: Reforçar a competitividade dos territórios da baixa densidade em torno de cidades médias, potenciando a exploração sustentável dos recursos endógenos e o desenvolvimento rural, diversificando a base económica para promover a sua convergência e garantindo a prestação de serviços públicos.

P2030: Eixo – Agricultura e Floresta

Objetivo: Promover um desenvolvimento agrícola competitivo com a valorização do regadio, a par de uma aposta estratégica reforçada na reforma florestal.

O que apoia?

Este Apoio destina-se a:

Especificamente, no que diz respeito a:

Qual o prazo de candidatura?

As últimas candidaturas encerram a 29-09-2023 e 15-12-2023.

P2030 e as PME’s

Os programas do P2030 ainda não existem, mas poderemos prever as principais oportunidades que se anteveem paras as PME’s

ID&D – Apoios para Investigação e Desenvolvimento nas diversas fases: ideia, protótipo, lançamento do produto ao mercado, em conjunto com entidades de investigação.

Apoios à Agricultura e Florestas – Um novo programa que sucede ao PDR2020 de apoio à agricultura e agricultores.

Apoio ao Mar – Um novo programa que sucede o MAR2020 de apoio às iniciativas e negócios relacionados com o mar.

Apoio ao investimento das PME – Relacionado com a criação de emprego, com o aumento da exportação; tendo por base a majoração dos territórios de baixa densidade.

Apoio à Eficiência Energética – Apoiando os investimentos em energias renováveis, equipamentos e soluções que promovam a eficiência energética no Estado, nas IPSS, nas empresas e ainda nos particulares.

Qual o território nacional onde se aplica?

Este apoio destina-se a ser aplicado em:

Os incentivos têm condições próprias conforme as zonas geográficas indicadas. Consulte-nos para saber quais os limites específicos da sua zona.

Gostava de perceber que tipo de apoios existem para a sua empresa?

Nós podemos ajudar! Preencha o formulário e entraremos em contacto
assim que possível.
Quanto mais detalhada for a mensagem mais conseguiremos ajudar.
0
Investimento Apoiado
0
Projetos Realizados
0 %
Taxa Média de Aprovação de Projetos
0
Clientes

Algumas das empresas que confiam no nosso trabalho

Os nossos clientes

Questões Frequentes

O que são os Incentivos?

Os Sistemas de Incentivos são ferramentas de apoio que fomentam o desenvolvimento empresarial, no âmbito dos fundos nacionais e europeus.

O que é o Portugal 2030?

O Portugal 2030 põe em prática o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.
O Portugal 2030 é concretizado através de 12 programas, que atribuem os apoios com base na região onde são desenvolvidos ou na área de atividade onde se inserem.O valor total disponível para financiar projetos será distribuído através de programas, organizados por temas e por regiões. É no âmbito de cada programa que serão criados os apoios e definidas as condições a cumprir por quem se quiser candidatar.

O que significa elegível?

Ser elegível é estar enquadrado com o pretendido, ou seja, se for uma despesa é porque é de natureza e tem data de realização que respeita a regulamentação e os normativos em vigor para esta; se for um apoio é porque cumpre os critérios pedidos para o receber; se for um cargo, é porque cumpre um regulamento existente ou até mesmo os processo de seleção.

Quem são os beneficiários dos incentivos?

Pode beneficiar dos apoios dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público, cooperativo, social ou privado, com ou sem fins lucrativos, que preencha as condições previstas nos avisos.

Descubra como pode receber incentivos financeiros para a sua empresa

Nós podemos ajudar! Preencha o formulário e entraremos em contacto
assim que possível.
Quanto mais detalhada for a mensagem mais conseguiremos ajudar.