TURNAROUND MANAGEMENT
Passo 1 – Avaliação / diagnóstico da empresa
Efectuar uma Avaliação / Diagnóstico das empresa (2 semanas) possibilita quantificar os pontos Fortes e Fracos da mesma e conceber um Plano de Turnaround (O.P.E.R.A.) que conduza à resolução das dificuldades da empresa. A solução encontrada deverá possibilitar a intervenção quantificada nas áreas Financeira, Comercial e Operacional. O Sistema O.P.E.R.A. corresponde às iniciais de Objectivos – Planeamento – Execução – Resultados – Acções Correctivas.
Passo 2 – Envolvimento das pessoas chave da empresa
Marcar uma reunião com todos os colaboradores da empresa e admitir que há coisas erradas no negócio da empresa. Apresentar e discutir com eles os Planos para corrigir essa situação.
Passo 3 – Reunir com os clientes
Caso já existem rumores da difícil situação da sua empresa no mercado onde actua, os seus clientes poderão já estar à procura de novos fornecedores. Não enfie a cabeça na areia. Informe os clientes da sua situação e diga-lhes como a pretende corrigir. Seja reconfortante, e confiante.
Passo 4 – Reunir com autoridades fiscais e da segurança social
Se não consegue cumprir as suas obrigações fiscais, negoceie com as Finanças e com a Segurança Social. A sua empresa ficará muito melhor posicionada com estas entidades se lhes for comunicada a sua situação e estabelecido um Acordo de Pagamentos do que deixar de pagar as suas obrigações e aparecer como se estivesse a tentar esquivar-se das mesmas.
Passo 5 – Reunir com as entidades bancárias
Se tem empréstimos ou linhas de crédito bancários deverão ser realizadas reuniões com os Bancos, explicar-lhes a situação, os planos para reverter a situação e propor uma reestruturação dos encargos da dívida bancária adequada à realidade da empresa.
Passo 6 – Reunir com os fornecedores
Reunir com os Fornecedores, explicar-lhes a situação, os planos para reverter a situação e propor um Plano de Pagamentos adequado à realidade da empresa.

Passo 7 – Implementação do sistema O.P.E.R.A.